transition: x;

Metal, Punk, Hard Rock e etc. Notícias, Shows, Músicas e muito mais!
facebook,logo youtube,logo app,logo rss,logo

Nightwish: Anette Olzon se despede melancolicamente

Cantora fecha blog, sai de cena e promete voltar
anetteolzonA agora ex-vocalista do Nightwish, Anette Olzon, decidiu fechar o blog que mantinha na web. Foi nele que a cantora se manifestou contra o não cancelamento de um show do grupo, por causa da ausência dela, e que levou o grupo a demiti-la (leia aqui). “Eu estarei de volta, mas preciso de um tempinho fora antes de decidir como e onde eu irei me mostrar de novo”, diz o post de despedida, que inclui agradecimentos aos fãs que se manifestaram no espaço. Clique aqui para ler a íntegra do texto, em inglês.

Em um post anotado na página oficial do Facebook ontem (1/10), o Nightwish comunicou ao público a saída da vocalista. Ela está sendo substituída provisoriamente pela ex-vocalista do After Forever, Floor Jansen, que estrearia no grupo ontem mesmo, em um show em Seattle, nos Estados Unidos. Jansen ficará no grupo até a conclusão da atual turnê, que, inclusive, passa pelo Brasil; detalhes no final do texto.

“Nightwish e Anette Olzon decidiram se separar, após entendimento mútuo, para o bem de todas as partes envolvidas”, diz a carta aberta, que reconhece desentendimentos entre a vocalista e a banda. “Nos últimos tempos tornou-se cada vez mais evidente que os interesses e o direcionamento da banda estavam em conflito, de modo irrecuperável”. Clique aqui para ler a íntegra da carta, em inglês.


A gota d’água para a saída de Anette foi o fato de a cantora não ter ficado nada satisfeita com o fato de ter sido substituída no show do grupo na última sexta, dia 28, em Denver, nos Estados Unidos. Olzon não pode se apresentar depois de ter passado praticamente todo o dia em atendimento médico (leia matéria aqui). “Nunca me perguntaram se era ok usar Elize e Alissa (backing vocals do Kamelot, que excursiona com o grupo)”, disse a cantora, num post em seu blog. “Não acho que seja boa a decisão que eles tomaram e peço desculpas aqueles que foram ver a banda completa e teve outra coisa. Eu estava muito mal e a decisão não foi minha”.


Em outro post, Anette Olzon voltou a comentar o assunto. “Como na vida, ficamos doentes e shows são cancelados. A Rihanna não pediria para Britney Spears cantar no lugar dela caso se sentisse mal”, continuou, citando grandes estrelas do mundo pop. “Achar que um show é mais importante que as pessoas da banda, para mim, é algo totalmente fora de questão”, finalizou.


No show de sexta, Olzon passou mal e foi substituída pelas vocalistas de apoio do Kamelot, banda com a qual excursiona. Elize Ryd (também Amaranthe) e Alissa White-Gluz (também The Agonist) se revezaram num set mais curto, de 12 músicas, equilibrando folhas com as letras das músicas em uma das mãos e o microfone na outra.


Atendida durante quase toda a sexta em um hospital, Anette sofreu com febre, vômitos e desidratação. Segundo um post feito pela própria vocalista, em seu blog, exames constataram problemas estomacais, gripe, estresse e um cisto no fígado. O Nightwish se apresentou no sábado (29/9), em Salt Lake City (EUA), junto com o Kamelot, e Anette Olzon partcipou do show sem maiores problemas.


Essa não é a primeira vez que problemas de saúde de Anette Olzon prejudicam o Nightwish. Em março do ano passado, a cantora sofreu uma queda e precisou se recuperar de problemas nas costelas, atrasando as sessões de gravação do álbum “Imaginaerum” (leia aqui). Desde 2007 Anette Olzon substitui Tarja Turunen, também demitida do Nightwish, em 2005.


O Nightwish volta ao Brasil em dezembro. O grupo toca em Porto Alegre, no dia 9, no Opinião; no Rio de Janeiro, dia 10, no Circo Voador; e em São Paulo, no dia 12, no Credicard Hall. Os shows marcam o lançamento do novo álbum, “Imaginaerum”, que saiu no ano passado, e os ingressos estão à venda. Clique aqui e veja como comprar.