transition: x;

Metal, Punk, Hard Rock e etc. Notícias, Shows, Músicas e muito mais!
facebook,logo youtube,logo app,logo rss,logo

New Metal


Nu metal, também conhecido como new metal, neo-metal ou nü metal (em português: novo metal), é um gênero musical desenvolvido em meados da década de 1990 que fundiu influências do grunge, do metal alternativo, com rap/hip-hop e vários subgêneros do heavy metal.

Não se sabe exatamente qual foi a primeira banda rotulada de new metal. Algumas delas foram Deftones, Korn, P.O.D. e 311. Algumas eram chamadas de aggro rock (vem de aggressive) e outras como Machine Head e Slipknot eram chamadas de metal alternativo. Com o tempo essas e outras bandas mais novas foram agrupadas num mesmo estilo pela grande mídia, especialmente pela revista Kerrang!; o rótulo ganhou ainda mais força por causa disso.

O Family Values Tour também teve um papel decisivo na história do nu metal. Organizado pelo The Firm - o empresariado do Korn -, o Family Values servia de vitrine para o estilo. No primeiro ano da turnê (1998), só para ter uma idéia, tocaram o Incubus, Limp Bizkit e Orgy.

Precursores
Há quem diga que o nu metal é uma extrapolação do funk metal californiano, balizado pelo trio Faith No More, Jane's Addiction e Rage Against the Machine. O funk metal antecedeu a mistura de heavy metal, funk, rock alternativo e rap tão característica do nu metal.

O alternative metal de bandas como Helmet, Faith No More, Living Colour e Rage Against The Machine. Muitas características dessas 4 bandas são encontradas nas bandas de new metal. A afinação baixa e os constantes riffs de pausa e ataque e a caixa de bateria seca alternado entre o metal setentista e o hip hop criados pelo Helmet, junto com muito dos barulhos noise e alternâncias do Rage Against the Machine, o vocal de Mike Patton do Faith No More e o groove do Living Colour deram muito das bases do que viria a ser o new metal. O tipo de riff de pausa e ataque constantes e caixa de bateria criados pelo Helmet se tornaria uma das características destacadas do nu metal.

O nu metal também têm forte influência do metal industrial, principalmente a banda Nine Inch Nails. As letras implosivas e introspectivas de Trent Reznor, aliada à sua habilidade de misturar estilos díspares – thrash metal, EBM, hip-hop – foi influente no "calderão musical" promovido pelo nu metal. Outras bandas de industrial influentes para o nu metal foram o Ministry e o White Zombie.

Ainda dentro do heavy metal, podemos citar o neo-thrash do Sepultura, Pronge o Machine Head.

Uma outra grande influência do nu metal é o grindcore inglês do Carcass, Bolt Thrower e Napalm Death. Citadas em diversas entrevistas pelo Korn, o protótipo-mor do 'Novo Metal', é provavelmente delas que o Korn tirou a idéia de botar seus instrumentos de corda numa afinação gravíssima. É interessante perceber que no "Reek of Putrefaction" (1988) o Carcass já afinava 2 ½ tons abaixo do padrão (Si). No disco "Realm of Chaos" (1989), do Bolt Thrower, a banda tinha as guitarras afinadas 3 ½ tons abaixo (Lá) – coincidentemente, a mesma afinação do Korn.

Por último – e talvez mais importante – temos o "inprint" musical do hip-hop, contribuindo em muito pela a popularidade do estilo nos EUA. Tanto o hip-hop do "West Coast" (os californianos Cypress Hill e N.W.A) como o hip-hop do "East Coast" (Beastie Boys) deixaram marcas indeléveis nas bandas desse estilo.

Gerações do Estilo
1ª Geração - Refere-se as bandas que iniciaram ou criaram o estilo em meados da década de 1990. Nesse grupo estão: Korn, Deftones, P.O.D., Limp Bizkit, Sevendust, Snot, 311, Coal Chamber, Staind e alguns nomes menos cotados.

2ª Geração - Onde o new metal atingiu o seu boom na mídia (2000), principalmente na banda Linkin Park que a divulgação do estilo chegou ao auge na MTV e rádios. Nesse grupo estão a maior parte das bandas: Slipknot, Papa Roach, Kittie, Godsmack, Soulfly, Drowning Pool, Nonpoint, Machine Head, Evanescence, Disturbed e algumas outras.

3ª Geração - Com o auge não foi dificil surgir novas bandas a partir de 2002. Neste grupo estão: Mudvayne, 36 Crazyfists, Otep, Chevelle, Adema, Ill Niño, Pleymo, 3rd Strike, Chimaira, Mushroomhead, Eths, Breaking Benjamin, etc.

Nesta mesma geração algumas bandas converteram-se ao novo metal, no caso: In Flames e Lacuna Coil, também foi a época para o surgimento de oportunistas de plantão.

Estilos próximos
O nu metal está musicalmente ligado ao rap metal. Muitas bandas tem em seus álbuns músicas que podem ser classificadas como rapcore (Linkin Park, P.O.D e Limp Bizkit), mesmo assim esse estilo não costuma ser classificado como um sub-gênero do nu metal.

Bandas mais recentes do metal industrial americano (Orgy, Static-x, Spineshank, Dope e Celldweller) têm se aproximado estilisticamente do nu metal.

O metalcore também possui diversas bandas que são classificadas erroneamente como nu metal, muito por que foi o estilo que o sucedeu na grande mídia, pegando inclusive na carona muitos de seus fãs.

Nu metal no Brasil
No início dos anos 2000 surgiram muitas bandas do estilo no Brasil, principalmente nas regiões metropolitanas de São Paulo.
Influenciadas pela cena norte-americana essas bandas acabaram adotando este tipo de sonoridade englobando letras em português, inglês ou também espanhol.